Quando te falta o muco cervical certo para engravidar...
- Sónia Soares
- 27 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Diz a Associação Portuguesa de Fertilidade que:
"Por vezes, o muco produzido pelo útero nos dias que antecedem a ovulação é muito espesso e não do tipo "clara de ovo", como é normal. Os espermatozóides não conseguem então entrar no útero. Em casos raros, o muco contém anticorpos que imobilizam os espermatozóides. O tratamento é, habitualmente, inseminação intra-uterina (IIU) ou, em casos mais graves, Fertilização in vitro (FIV)".
Considero que a IIU e a FIV são "atalhos" que podem ser aconselhados pelos especialistas de Reprodução Medicamente Assistida (RMA) e escolhidos e/ou integrados pelos casais.
Está tudo bem se fizeste esta escolha! Não há escolhas certas ou erradas.
As mulheres/casais que acompanho não tiveram sucesso com estas escolhas. Fizeram estes "atalhos" médicos que lhes causou muito sofrimento e ansiedade porque depositaram toda a sua energia em técnicas, que não funcionaram...
O seu poder pessoal, os seus recursos internos, as suas histórias, as grandes causas para não terem o muco cervical certo, não foram ouvidas porque na RMA não são, regra geral, consideradas.
Deixo-te aqui algumas dicas para teres o muco cervical certo:
👉🏼 Sentires-te bem com o teu corpo e o teu ciclo menstrual 👉🏼 Teres intimidade e uma relação autênticas com o teu companheiro 👉🏼 Teres um trabalho que te realiza 👉🏼 Estares mais de 70% do teu tempo com pessoas que te apoiam 👉🏼 Trabalhares o número adequado de horas 👉🏼 Teres um bom sono 👉🏼 Fazeres exercício físico de forma consciente 👉🏼 Teres uma alimentação saudável
E, acima de tudo...
sentires B E M E S T A R
O que eu tenho verificado é que muitas destas dicas não estão presentes na vida destas mulheres e...
... o muco cervical certo fica a faltar.

Partilha comigo o que te falta para teres o muco cervical certo 💚
Comments