Sabias que os bebés de grávidas ansiosas e com muitos medos ficam sentados para ficar perto do coraç
- Sónia Soares
- 31 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

Às 37 semanas de gravidez, e na maioria dos casos, o bebé está em posição cefálica, isto é, de cabeça para baixo. Mas em cerca de 3% das situações, o bebé está de nádegas (sentado) ou de pés. Sabe-se que a partir deste tempo de gravidez a probabilidade de mudar de posição é pequena (12%). A manter-se sentado no dia do parto, e sendo o primeiro filho, vai acontecer um parto por cesariana.
Há várias situações que podem levar a esta posição do bebé. Às vezes podem existir alterações do útero, mas na maioria das vezes não há uma razão clínica conhecida. Tem sido demonstrado que estas situações ocorrem mais em grávidas muito ansiosas e com muitos medos. E esta ansiedade e medos podem ativar o sistema nervoso simpático levando à contração da parte inferior do útero. Ou seja, muita tensão emocional, corpo mais tenso, menos espaço para que o bebé se posicione de cabeça para baixo, maior possibilidade de termos um bebé sentado. Bethany Hays, médica obstetra, pensa que o bebé escolhe ficar sentado para estar perto do batimento cardíaco da mãe, para se sentir mais ligado a ela.
Na minha prática clínica tenho também algumas grávidas em que os bebés estão sentados e observo que sim, têm muito mais ansiedade e o corpo muito mais tenso, e com pouca flexibilidade... E concordo que sim, o bebé aproxima-se do coração materno como se procurasse sentir-se mais confiante ♡
E sei também que é possível a grávida relaxar mente e corpo e o bebé sentir-se mais tranquilo e acabar por virar. Tenho vários exemplos da minha prática clínica.
>>> Gravidez Sem Stress, Bebé Tranquilo!
Comments