A Entrada no 1º Ciclo e o Sucesso Escolar
- Sónia Soares
- 25 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Hoje estou a dar um salto da gravidez e do pós-parto para o 1º Ciclo 😉. Foi um tema que surgiu e que queria esclarecer um pouco mais aos pais que estão muito interessados no workshop que vou realizar no dia 10/11 em São Roque | Oliveira de Azeméis entre as 15h e as 17h. (Ainda te podes inscrever aqui: https://www.facebook.com/events/476106436234112/)

Antes de o meu filho iniciar o 1º ciclo sentia-me um pouco apreensiva no meu papel de mãe… Até aqui estava relaxada, pois o brincar, a alegria e a liberdade eram o nosso dia-a-dia. Ao preparar o ingresso no 1º ciclo fui ouvindo várias preocupações vindas de outros pais e dos educadores/auxiliares… “devem ir para a escola x, com a profª y, porque ela põe regras”… e isto e aquilo… Senti-me um pouco sufocada e inquieta. Havia qualquer coisa dentro de mim que me afastava dessas preocupações… Na verdade não era com isso que eu estava preocupada. No meu íntimo, surgiram estas questões:
Será que vamos perder a liberdade? Será que vou ser capaz de me manter firme naquilo em que acredito? Será que vai ser uma grande responsabilidade? Ainda assim, sempre acreditei que o meu filho se iria adaptar.
Nos primeiros trabalhos de casa ele precisava de ajuda diariamente. Confesso que não estava propriamente preparada. Cansada ao chegar a casa, não me apetecia lá muito fazer trabalhos de casa com ele. Lá me convenci que fazia parte da nossa relação dar-lhe esse suporte. Encontrei formas de me sentir relaxada antes de o ajudar. Entretanto, passado o primeiro período, pareceu-me que o que estava a acontecer era que ele vinha cansado e como não tinha vontade de fazer mais trabalhos, pedia a minha colaboração mal começava a fazê-los. Às vezes não corria muito bem, porque eu ficava irritada… Então conversamos e ele reorganizou o momento e a forma de os fazer. Começou por tomar um banho, descansar e depois fazer os TPC sozinho, pedindo a minha ajuda só quando necessário. Os dias tornaram-me mais calmos e o meu filho assumiu a responsabilidade pelo seu trabalho escolar.
Para mim, como mãe e coach/educadora parental, o sucesso escolar começa com a criança assumir a responsabilidade pelo seu trabalho. E para ti?
Comments