As Náuseas matinais da Gravidez Um Despertar Mágico!
- Sónia Soares
- 29 de set. de 2018
- 2 min de leitura

A gravidez é um período de extraordinária mudança! E navegar por essas ondas de mudança pode ser um desafio!
Muda o seu aspeto físico à medida que o seu bebé se desenvolve, e com esta mudança podem surgir alguns desconfortos... Náuseas matinais, azia, obstipação, hemorróidas, insónia, congestão nasal, cãimbras nas pernas, dores nas costas, inchaço... Vou falar-te sobre as náuseas e em como elas podem constituir um #despertarmagico !
Quando surgem as náuseas o #despertarmagico acontece porque se sente desconfortável e provavelmente vai querer ver-se livre delas! E reconhecer que as tem e essa vontade de não as ter vai despertar-lhe a necessidade de procurar saber mais! E quando sabe mais, experimenta algumas medidas e torna-se mais consciente do que resulta para si!
As náuseas geralmente iniciam a partir da 5ª semana de gravidez, atingem o seu pico na 11ª e terminam habitualmente entre a 15ª e a 16ª semanas. Uma pequena percentagem de grávidas mantém as náuseas durante toda a gravidez, sendo que algumas chegam a ter vómitos. Vários estudos apontam para o facto de as náuseas matinais serem um mecanismo protetor para o embrião, uma vez que a grávida se encontra mais sensível a vários alimentos, impedindo-a de ingerir substâncias que possam ser prejudiciais ao bebé. Resultado, os mesmos estudos dizem que as grávidas que sofrem de náuseas apresentam um risco de aborto inferior às que não as têm.
Na minha gravidez lembro-me de ter náuseas que, embora ligeiras me traziam algumas aventuras: * Abrir a máquina de lavar a louça só de nariz tapado! * Fiz uma viagem ao Brasil no primeiro trimestre e tudo lá sabia a côco. Fiquei intolerante ao sabor do côco durante cerca de 3 anos após o nascimento do meu filho! * Passei a sentir o aroma do meu marido com muito mais intensidade! * O peixe era comido com algum sacrifício...
Mesmo sabendo que as náuseas podem ser protetoras, nenhuma de nós gosta de as sentir, não é?
Então, no meu próximo post vou falar-te sobre algumas medidas naturais para aliviar as náuseas. Até lá, adorava saber quais os desafios que tens ou tiveste e as medidas que utilizaste ou estás a utilizar na tua gravidez!
Comments